O Programa de Educação Tutorial, que tem como um de seus princípios de filosofia de trabalho a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, comemora vinte e cinco anos de existência na Faculdade de Letras, tendo sido o primeiro grupo PET da Universidade. Como reafirmação do trabalho feito até aqui, o PET Letras traz como proposta para a realização da VI Semana de Letras o tema: Através das Letras: Pesquisa, Ensino e Extensão, que buscará abranger trabalhos e pesquisas realizados nas mais diversas áreas existentes no curso, além de garantir espaço para as ações de extensão e para os grupos de pesquisa e estudos. A escolha deste tema faz, portanto, referência ao aniversário do PET Letras, que, em 2013, faz 25 anos. O Programa de Educação Tutorial é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Desde o ano de 2007, o grupo promove a Semana de Letras, que, em edições anteriores, já discutiu temas relativos à integração social que a língua promove, o intercâmbio cultural nas manifestações linguísticas e literárias em âmbito nacional, o fenômeno da hibridez da linguagem nos campos do saber, comemorou os 50 anos da Ufal procurando investigar como a memória é um elemento presente na modernidade e, mais recentemente, em sua última edição, que fez parte da comemoração dos 60 anos da Faculdade de Letras – FALE, tratou dos então completados 90 anos da Semana de Arte Moderna.  Estabelecendo parceria com a Direção da Faculdade de Letras, o evento integra discentes e docentes da graduação e Pós-graduação em Letras e Linguística, num momento dirigido ao tratamento de assuntos pertinentes aos quatro setores que organizam o curso de Letras: Espanhol, Francês, Inglês e Português. O formato do evento conta com um público de em média 300 participantes. O corpo da programação possui a seguinte forma: minicursos, palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e será organizado também, pela primeira vez, o Concurso de Contos. Nos minicursos, são convidados professores da unidade acadêmica e também professores convidados para colocar em discussão assuntos pertinentes especificamente ao tema do evento.

 

Dessa mesma forma são conduzidas as palestras e oficinas, no entanto, estas podem ser oferecidas não só por docentes como também por estudantes da Pós-Graduação. Já as mesas-redondas contemplam as atividades e realizações dos grupos de pesquisa da FALE, como uma forma de unir as atividades que aconteciam no Ciclo de Estudos Linguísticos e Literários e na Jornada do Índio, visto que estes eventos não serão realizados a fim de que o grupo concentre toda a atenção na VI Semana de Letras; as comunicações orais são momentos direcionados as apresentações da produção acadêmica de alunos graduandos.

 

 

PET Letras Ufal

 

 

  

APRESENTAÇÃO

 

VI SEMANA DE LETRAS - UFAL

 

ATRAVÉS DAS LETRAS:  ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO