SUBMISSÃO DE TRABALHO

A submissão de trabalhos funciona em fluxo contínuo, estando aberta para artigos, resenhas, relatos de experiência e textos literários (contos, crônicas e poemas). A Revista também publica entrevistas e debates. Nela, podem submeter trabalhos graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão do curso), em Letras e áreas afins. Todas as propostas devem ser submetidas pelo SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) para serem avaliadas por professores – mestres e doutores – da Ufal e de outras IES. Para saber mais, confira nosso Regimento e o organograma editorial.

CAPÍTULO I – DA IDENTIFICAÇÃO

 

Art. 1º Areia é uma revista eletrônica de publicação anual do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que publica exclusivamente trabalhos de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão do curso), em Letras e áreas afins. Registrada com ISSN, tem por objetivo a divulgação de trabalhos relacionados a Estudos Linguísticos, Estudos Literários e da Cultura e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.

 

Art. 2º A submissão de trabalhos funciona em fluxo contínuo, estando aberta para artigos, ensaios, resenhas, relatos de experiência e textos literários (contos, crônicas e poemas). A Revista também publica entrevistas e debates. Podem submeter trabalhos graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão do curso), em Letras e áreas afins. Todas as propostas devem ser submetidas pelo SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – para serem avaliadas por professores – mestres e doutores – da Ufal e de outras IES que participam do Programa de Educação Tutorial: http://www.seer.ufal.br/index.php/rea. As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês.

 

Parágrafo único. As entrevistas e os debates serão realizados e publicados exclusivamente pelo Conselho Editorial.

 

CAPÍTULO II – DA MISSÃO

 

Art. 3º A missão da revista Areia é ser um meio de divulgação científica de produções acadêmicas acerca dos Estudos Linguísticos, Estudos Literários e da Cultura e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas. Dentre os objetivos, está o de ampliar a possibilidade de acesso e estimular trabalhos de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão do curso), em Letras e áreas afins.

 

CAPÍTULO III – DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO EDITORIAL E DA COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Art. 4º Areia terá treze conselheiros editoriais, que serão doze bolsistas discentes e um/a bolsista docente (tutor/a) do Programa de Educação Tutorial de Letras da Ufal. A atuação deles no Conselho Editorial estará condicionada ao tempo de permanência no Programa.

 

Parágrafo único. Excepcionalmente, além dos treze conselheiros, o Conselho Editorial poderá ser composto por até mais seis colaboradores discentes, vinculados ao Programa de Educação Tutorial de Letras da Ufal.

 

Art. 5º A Comissão Científica será composta por dois professores – doutores e, extraordinariamente, mestres – e três discentes, integrantes do Conselho Editorial.

 

CAPÍTULO IV – DA PUBLICAÇÃO

 

Art. 6º A responsabilidade da publicação da Areia ficará a cargo do Conselho Editorial e da Comissão Científica, com o acompanhamento do/a professor/a tutor/a. Os trabalhos aceitos serão publicados no endereço eletrônico da Areia.

§ 1º Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Revista são de responsabilidade de seus autores.

§ 2º Artigos resultantes de pesquisa com seres humanos devem informar, no corpo do trabalho, o número do protocolo de aprovação da comissão de ética a qual foram submetidos.

 

Art. 7º Compete ao Conselho Editorial da Areia:

I – viabilizar as condições para a editoração eletrônica;

II – prezar pelo cumprimento de suas atribuições e competências;

III – representar a Revista;

IV – proceder a escolha da Comissão Científica;

V – convocar reuniões;

VI – captar recursos, caso seja necessário, para a editoração;

VII – confeccionar planilhas dos gastos realizados, quando se fizer necessário;

VIII – fazer a divulgação da Revista;

IX – cuidar da organização do arquivo corrente;

X – zelar pela periodicidade da publicação;

XI – propor mudanças neste regimento;

XII – definir o perfil das edições;

XIII – estabelecer normas para a publicação de textos;

XIV – acompanhar o processo de edição dos números da Revista;

XV – deliberar sobre a oportunidade de encomendar artigos a autores nacionais e/ou estrangeiros;

XVI – acompanhar o recebimento dos textos submetidos, encaminhando-os, posteriormente, aos pareceristas e, caso necessário, reenviá-los aos autores para possíveis ajustes;

XVII – enviar os certificados de parecer;

XVIII – deliberar sobre os casos omissos neste regimento e resolvê-los.

 

Art. 8º Compete à Comissão Científica da Areia:

I – realizar avaliação prévia de aspectos formais e técnicos dos textos submetidos antes do encaminhamento aos pareceristas.

 

CAPÍTULO V – DAS DIRETRIZES PARA COLABORAÇÕES

 

Art. 9º As colaborações para Areia podem ser enviadas a qualquer tempo, em fluxo contínuo, obedecendo às normas estabelecidas pelo Conselho Editorial.

§ 1º  Os colaboradores só poderão publicar um trabalho como autor e mais um como coautor em um mesmo número da Revista.

§ 2º  Serão aceitos trabalhos inéditos em revistas e periódicos.

 

 

Art. 10º Os textos encaminhados para publicação na revista Areia devem ser digitados em arquivo formato DOC ou DOCx, fonte Times New Roman 12, espaço entre linhas 1,5, margens 3 cm – superior e esquerda – e 2 cm – inferior e direita. As citações em outra língua devem ser traduzidas no corpo do trabalho e as originais devem estar em nota de rodapé. As citações diretas devem ter recuo de 4 cm, fonte Times New Roman 11 e espaçamento simples. As referências, em ordem alfabética e não justificadas, com o título da obra em negrito e o subtítulo sem destaque. A palavra “referência” não deve estar centralizada. O resumo (em língua portuguesa) deverá ter no mínimo 150 palavras e no máximo 200 palavras, seguido de versão em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês). Ele deverá ser escrito em itálico, com espaçamento simples e fonte Times New Roman 11, além de possuir 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final, também em itálico. A palavra “resumo”, como parte do texto, deve aparecer em caixa alta e em itálico. As colaborações serão submetidas da seguinte maneira: artigos, de 8 a 15 laudas; resenhas, de 2 a 4 laudas; relatos de experiência, de 4 a 8 laudas; ensaios, de 6 a 8 laudas; contos, até 8 laudas; crônicas, até 5 laudas; poemas, até 5 laudas; incluídas bibliografia e notas quando necessário for. Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor queira destacar devem vir em itálico. Ilustrações, gráficos e tabelas devem ser inseridas no texto, não em seu final, e apresentar, logo abaixo, título e fonte em fonte tamanho 10. As imagens e figuras devem ser restritas ao estritamente necessário, resolução mínima de 300 dpi e citação da fonte. As imagens, gráficos e tabelas deverão compor o corpo do texto em formato de imagem (PNG). As remissões bibliográficas serão feitas entre parênteses no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas. As notas, sempre de natureza explicativa, devem vir no fim do texto. As referências bibliográficas deverão vir no final do trabalho, em ordem alfabética, dispostas conforme as normas da ABNT. No caso de resenhas, a referência ao objeto resenhado –exclusivamente – deverá vir no topo do texto.

§ 1º Serão aceitos poemas com formatação livre.

§ 2º A responsabilidade pela revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado é dos respectivos autores.

§ 3º O trabalho deverá ser encaminhado por meio do SEER – sistema eletrônico de editoração de revistas – sem identificação de autoria para avaliação cega pelos pareceristas.

§ 4º Na submissão do documento ao SEER, o autor deverá selecionar a seção de trabalho de acordo com o seu tipo (artigos, ensaios, resenhas, relatos de experiências e textos literários).

§ 5º No “Passo 3: metadados da submissão (indexação)”, o autor deverá colocar o título apenas com a inicial maiúscula, caso o texto seja literário, fica a critério do autor a forma como o título será escrito.

§ 6º No “Passo 3: metadados da submissão (indexação)”, o autor de artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiências deverá preencher a caixa “resumo” com o seu respectivo resumo.

§ 7° No “Passo 3: metadados da submissão (indexação)”, o autor que estiver submetendo “artigos” deverá preencher a caixa “referências”.

 

CAPÍTULO VI – DOS PARECERES

 

Art. 11 O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Areia se dá em duas instâncias. Na primeira, o trabalho é analisado pelos membros da Comissão Científica, que fazem uma avaliação preliminar do conteúdo dos trabalhos em relação à política editorial da Revista e à adequação da redação ao gênero proposto e às normas de publicação. Após essa avaliação preliminar, o texto poderá ser rejeitado ou então ser encaminhado incógnito à apreciação de pareceristas da IES de origem da revista ou ad hoc.

 

Art. 12 Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com sugestões de alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão Científica e o submeterá novamente.

 

CAPÍTULO VII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 13 O presente regimento vigorará a partir da sua aprovação pelo Conselho Editorial.