PET Letras UFAL
I Colóquio Interdisciplinar de Estudos da Linguagem: decolonialidade e diálogos de resistência
Atualizado: 26 de out. de 2020

Em 2020, o PET Letras Ufal apresenta o I Colóquio Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, com o tema “Decolonialidade e diálogos de resistência”. O evento tem o objetivo de, por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras e outras áreas de maneira interseccional. O colóquio contará com conferências, minicursos, mesas redondas e apresentações artísticas, por meio de plataformas virtuais, nos dias 30 e 31 de julho.
A proposta temática surgiu a partir dos 520 anos da chegada dos portugueses ao Brasil e propõe impulsionar reflexões acerca das marcas deixadas pela colonialidade. Dessa forma, o tema do colóquio adota a perspectiva decolonial, no campo das Letras, e debate sobre as consequências que a colonização deixou nos países colonizados e sobre como essas consequências são fortalecidas a partir da linguagem, ao mesmo tempo em que, através do pensamento decolonial, ela passa a ser usada como forma de resistência.
A partir dos estudos decoloniais, percebe-se que as relações de poder entre os grupos colonizadores e os grupos colonizados ainda permanecem determinando o funcionamento do mundo e ditando essas interações. Logo, a “ferida colonial” estabelece a forma como corpos específicos passam a existir e a ocupar os ambientes. Por meio da decolonialidade, busca-se problematizar as formas dominantes e universais construídas sob um sistema mundial essencialmente hegemônico e eurocêntrico, e legitimar outras narrativas de grupos que por muito tempo foram silenciados.
Atualmente, esses grupos continuam reafirmando as lutas passadas e criando novas formas de resistir. Entende-se que a linguagem potencializa as relações de poder e através dela é possível que os sujeitos atuem socialmente a partir de suas vivências históricas e ocupem o espaço que lhes foi negado a partir da colonização.
Assim, convidamos todas/os a participarem do nosso I Colóquio Interdisciplinar de Estudos da Linguagem e a contribuírem com os debates sobre decolonialidade, em diálogo com as manifestações de resistência.
Links para inscrição e programação detalhada: