EVENTOS

><
1/2

><
1/9

><
1/9

><
1/9

><
1/9
9ª SEMANA DE LETRAS: Real ficção: passos e descompassos no campo do signo

A proposta temática surgiu em decorrência da comemoração do centenário da publicação do Curso de Linguística Geral (CLG), um clássico da linguística moderna, cuja autoria é atribuída a Ferdinand de Saussure. Neste ano, ocorreu também a celebração dos 500 anos da primeira publicação do livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus, obra precursora dos estudos críticos da utopia, e a partir da qual tivemos o prazer de incorporar à nossa programação o III Colóquio Literatura e Utopia: Morus 500 Anos. Também recordamos outras datas: 400 anos da morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, dois grandes nomes da literatura universal; 160 anos do nascimento de Sigmund Freud; 100 anos de Cleonice Berardinelli; e os 50 anos de carreira de Maria Bethânia.

8ª SEMANA DE LETRAS: Tradição, transição e transcendência

 

A proposta temática surgiu em decorrência da coincidência de algumas “datas redondas”: o centenário do nascimento de Roland Barthes; os 170 anos da primeira publicação, por Edgar Allan Poe, “o poeta e teórico da antecipação malograda”, do poema “O Corvo”; por fim, outras datas que recordamos e comemoramos nesta Semana de Letras são: os centenários dos nascimentos de Edith Piaf, ícone da canção francesa, e Billie Holiday, considerada por muitos críticos como a maior cantora do Jazz, e o quinto centenário do nascimento de Teresa de Ávila (a.k.a. Santa Teresa de Jesus), freira carmelita, mística e santa católica do século XVI que inspirou Jacques Lacan em alguns de seus estudos.


 

ENAPET 2015

O ENAPET 2015 (Encontro Nacional dos Grupos PET) aconteceu entre os dias 27 a 31 de julho na cidade de Belém - PA. No evento com o tema "Educação Tutorial: ser ou não ser, eis a questão!", o PET Letras apresentou dois trabalhos: Transdisciplinaridade para transcender o conhecimento fragmentário: um relato de experiências da construção das Semanas de Letras pelo Pet Letras UFAL e Trabalhando a variação linguística através de gêneros orais: relato de experiência do Paespe Jr..

 

ENEPET 2015

O ENEPET 2015 (Encontro Nordestino dos Grupos PET) aconteceu entre os dias 30 de abril a 03 de maio na cidade de Salvador - BA. O tema do evento foi "Identidade Petiana: Protagonismos, Rumos e Novos Desafios", e o PET Letras participou com a apresentação do trabalho: O leitor-espectador no espaço-tempo: uma discussão sobre a adaptação de histórias em quadrinhos para o cinema.

 

NIVELAMENTO 2015

O nivelamento é uma atividade proposta pelo PET LETRAS para introduzir os calouros do curso aos estudos linguísticos e literários, além de dar-lhes as boas vindas. A essência da atividade é proporcionar aos calouros uma discussão sobre o que eles verão no curso e ajudá-los em suas dúvidas, além de introduzi-los aos dois principais campos da área: linguística e literatura. O nivelamento aconteceu durante a primeira semana de aulas do semestre 2015.1, fazendo parte da programação da Semana do Fera. Com o formato de seminário, os membros do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras se dividiram para ministrar palestras e debates durante a semana, com encontros diários das 17h às 19h.

7 SEMANA DE LETRAS: LETRAS À MARGEM

A 7 Semana de Letras: Letras à Margem, como proposto no próprio título, visou trazer para discussão na universidade temas, perspectivas e olhares teóricos que ainda não gozam de muita popularidade ou até mesmo não costumam ser vistos como objeto a ser estudado no âmbito acadêmico. 

ENAPET 2014

O ENAPET 2014 (Encontro Nacional dos Grupos PET) aconteceu entre os dias 28 de julho a 1 de agosto na cidade de Santa Maria - RS. O tema do evento foi "A educação tutorial no contexto do PET", e o PET Letras participou com a apresentação de dois trabalhos: Práticas de leitura e escrita no PAESPE: relatos de experiências no ensino de língua portuguesa e Metaficção em narrativas cinematográficas no CINEPET.

 

IV CICLO DE PALESTRAS

O IV Ciclo de estudos linguísticos e literários foi realizado no dia 22 de maio de 2014 e teve como tema "O ensino de língua e literatura em Alagoas". Nosso evento contou com a participação de docentes da FALE compondo mesas redondas e ministrando palestras que tinham como objetivo discutir as práticas de ensino que vêm se desenvolvendo em nosso estado.


 

INTERPET 2014.1

O primeiro INTERPET de 2014 foi sediado pelo PET Engenharia Civil e teve como proposta uma discussão política sobre o panorama geral da real identidade dos grupos PET na Universidade Federal de Alagoas. O objetivo era identificar os principais pontos de divergência com o MOB (Manual de Orientações Básicas) e discutir maneiras de como se adaptar ao documento, com a finalidade de tornar os grupos mais uniformes e consolidados. Houve apresentações de trabalhos com os eixos temáticos: a tríade (ensino, pesquisa e extensão), interdisciplinaridade e publicações. Em seguida houve a assembleia e por fim  o momento de integração entre os grupos.

 

XVIII ENAPET - RECIFE/PE 2013

O Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) realizou a sua décima oitava edição em Recife - PE. Grupos PET's da Ufal e de todo o Brasil se reuniram para rebater os rumos do programa. O PET Letras marcou presença e participou do momento de formação com a apresentação de dois trabalhos, sendo um na área da literatura e outro na área da linguística, ambos relacionados ao projeto coletivo que o grupo desenvolve.

VI SEMANA DE LETRAS

Realizada entre os dias 23 a 27 de setembro de 2013, a VI Semana de Letras teve com tema: Através das Letras: Ensino, Pesquisa e Extesão. O evento foi organizado pelo PET Letras Ufal em parceria com a Faculdade de Letras, cuja escolha do tema se relacionou com a comemoração dos 25 anos do grupo, contando com uma programação variada, composta por: minicursos, oficinas, mesas-redondas, conferências, palestras, exibição de curtas alagoanos e debates, apresentações culturais, entre outras.

INTERPET PENEDO

O Interpet Penedo, realizado no dia 8 de junho. Foi o primeiro Interpet ocorrido no interior do estado, representando uma conquista importante para os grupos PET interioranos e para o desenvolvimento de suas atividades. O acontecimento, no interior, de eventos de cunho político, como o encontro Interpet, realizado por grupos de bolsas de estudo vinculados à universidade é um bom exemplo dos resultados e demandas que a expansão universitária acarreta. O interpet realizado possibilitou o extreitamento entre os grupos do campus da capital com os demais campi do estado.

INAUGURAÇÃO OFICIAL DA SALA DO PET LETRAS E LANÇAMENTO DO SITE

No dia 5 de junho, no prédio da Faculdade de Letras,  houve a inauguração oficial da sala do Pet Letras, cuja nomeação foi uma homenagem à professora e ex-tutora do grupo Maria Denilda Moura. Estavam presentes os petianos, e a atual tutora do Pet Letras, Núbia Rabelo, professores da Fale, ex-petianos, representantes do Pet Arquitetura, que foram responsáveis pelo projeto da nova sala. Durante as comemorações, foram apresentadas as marcas do 25 anos e da VI Semana de Letras e houve também o lançamento oficial do site do Pet Letras.

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DO PET UFAL

Uma programação especial foi realizada, entre os dias 16 e 17 de maio, em comemoração aos 25 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal de Alagoas. Para comemorar, petianos e tutores dos três campi da Ufal se reuniram no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió, às 14h, para apresentar e debater sobre o programa. Além disso, houve uma palestra de Lucas Ramalho, representante do Ministério da Educação (MEC). No dia 17, a programação foi realizada das 9h às 18h, na praça ao lado do Restaurante Universitário, o RU. O evento foi realizado para toda a comunidade acadêmica da UFAL.