RELATO DE DESPEDIDA DA PETIANA NATÁLIA SOUZA

"Saudades de todos, sei que o grupo se renovou, bem-vindos os que chegaram. Neste dia, venho fazer minha despedida do PET com gostinho de saudade, saudades das pessoas, dos momentos, de nossa sala de permanência, quantos momentos partilhados, muitos bons, outros nem tantos, mas todos me fizeram crescer como pessoa.

Venho de uma família de agricultores que, por toda vida, lutam para dar um futuro melhor para suas filhas, tenho três irmãs, são elas: Marileide, Sheila e Tamires. Meus pais não sabem ler, com efeito não sabem escrever, mas, desde que era criança, falam da importância da educação. Lembro-me do meu primeiro caderno como se fosse hoje, tinha também um lápis com borracha, só isso. O que me encantava era que meus pais tinham tanto cuidado com aquele material, eu nem podia pegar, só era permitido no dia de ir para escola. Sonhava em começar escrever nele, para mim era uma realização, mas não podia fazer isso, se não levava bronca.

O caderno, meus amigos, ficava guardado no guarda-roupa, como se ali ele estivesse protegido, mas sempre fui teimosa, tentava pegar o caderno, como ainda eu era pequena, tinha que pegar uma cadeira para conseguir chegar até o caderno, era um esforço que fazia, mas valia a pena, 'tudo vale a pena se alma não é pequena', nos lembra Fernando Pessoa, meu querido Fernando. Aquele esforço valia muito a pena. Palavras não serão suficientes para expressar meus sentimentos daquela época, por isso dispensarei explicações. [...]" LEIA MAIS

ENTREVISTA COM HÉLDER PINHEIRO

Em 2019, o professor doutor Hélder Pinheiro realizou a conferência de abertura da XII Semana de Letras - Arte & Ciência: A Interdisciplinaridade da Linguagem, e concedeu uma entrevista aos nosso grupo, PET Letras. A entrevista sairá na íntegra em abril de 2021, na quarta edição da Revista Areia.

Em 2019, a linguista Ana Lúcia Silva Souza realizou uma conferência na XII Semana de Letras - Arte e Ciência: A Interdisciplinaridade da Linguagem, e concedeu uma entrevista aos nosso grupo, PET Letras. A entrevista sairá na íntegra em abril de 2021, na quarta edição da Revista Areia.

ENTREVISTA COM ANA LÚCIA

ENTREVISTA COM VERONICA STIGGER

Em 2018, a escritora Veronica Stigger realizou a conferência de abertura da XI Semana de Letras, "Contemporaneus", e concedeu uma entrevista aos nosso grupo, PET Letras. A segunda parte do vídeo se encontra no canal do YouTube do PET Letras Ufal, e a entrevista se encontra na íntegra na terceira edição da Revista Areia.

ENTREVISTA COM JOSÉ LUIZ FIORIN

Em 2017, o linguista José Luiz Fiorin realizou a conferência de abertura, titulada "O papel da linguagem na vida dos seres humanos",  da X Semana de Letras, Linguagem e(m) diálogos, e concedeu uma entrevista aos nosso grupo, PET Letras. As outras partes do vídeo se encontra no canal do YouTube do PET Letras Ufal, e a entrevista se encontra na íntegra na segunda edição da Revista Areia.

ENTREVISTA COM ELIANE SILVEIRA

Em 2016, a linguista Eliane Silveira concedeu, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, através da professora tutora do PET Letras UFAL, Núbia Rabelo Bakker Faria, uma entrevista aos petianos. A entrevista escrita será publicada, na íntegra, na primeira edição da Revista Areia.

CHOMSKY NA UFAL

Em 1996, o linguista Noam Chomsky concedeu, na Universidade Federal de Alagoas, através da professora fundadora do PET Letras UFAL, Maria Denilda Moura, uma entrevista aos nossos professores. Confira a entrevista nesse documento do PET Letras e PRELIN!

INAUGURAÇÃO OFICIAL DA SALA DO PET LETRAS E LANÇAMENTO DO SITE

No dia 5 de junho, no prédio da Faculdade de Letras,  houve a inauguração oficial da sala do PET Letras, cuja nomeação foi uma homenagem à professora e ex-tutora do grupo Maria Denilda Moura. Estavam presentes os petianos, e a atual tutora do Pet Letras, Núbia Rabelo, professores da Fale, ex-petianos, representantes do Pet Arquitetura, que foram responsáveis pelo projeto da nova sala. Durante as comemorações, foram apresentadas as marcas do 25 anos e da VI Semana de Letras e houve também o lançamento oficial do site do Pet Letras.

Uma programação especial foi realizada, entre os dias 16 e 17 de maio, em comemoração aos 25 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal de Alagoas. Para comemorar, petianos e tutores dos três campi da Ufal se reuniram no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió, às 14h, para apresentar e debater sobre o programa. Além disso, houve uma palestra de Lucas Ramalho, representante do Ministério da Educação (MEC). No dia 17, a programação foi realizada das 9h às 18h, na praça ao lado do Restaurante Universitário, o RU. O evento foi realizado para toda a comunidade acadêmica da UFAL.

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DO PET UFAL
COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DO PET UFAL